Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 9 de janeiro de 2022

Papagaio-charão atrai turistas de todo o mundo para a Serra catarinense

 

 

Visitantes vão até Urupema para observar os bandos da ave colorida.
Pássaro sai do planalto gaúcho para a Serra de SC em busca de pinhão.

 

O papagaio-charão, ave colorida típica do Sul do Brasil, atrai turistas de todo o mundo para a Serra catarinense. Os visitantes vão até cidades como Urupema para observar os bandos de pássaros.

"O charão, desde a década de 1980, tem migrado para Santa Catarina. Até então, ele usava o planalto do Rio Grande do Sul para se alimentar durante o inverno. Basicamente, ele só se alimenta do pinhão. Nós não sabíamos para onde esses bichos iam e descobrimos que eles vinham para Santa Catarina. Eles começaram a utilizar esse região para se alimentar", explicou a bióloga-técnica do Projeto Charão Viviane Gaboardi.

Por causa da visita dessa espécie, que só existe no Sul do Brasil, biólogos de Urupema resolveram fazer um evento especialmente voltado para a observação dessas aves. Há cinco anos, a cidade recebe gente de todo o mundo em busca dessa paisagem.

Um dos momentos mais esperados durante a observação é a revoada, quando eles passam em grande quantidade em direção ao ninho. Os pássaros voam juntos para descansar em árvores que ficam a mais de 40 quilômetros do local de observação.

O biólogo Fábio Olmos veio de São Paulo para assistir a esse fenômeno pela primeira vez. "É um dos grandes espetáculos de vida selvagem que nós temos no continente americano. É uma coisa imperdível, é uma coisa que, realmente, as pessoas precisam vir conhecer", relatou.

Evento
O V Festival do Papagaio-Charão ocorre até domingo (24), com saídas em grupo para observação de aves todos os dias. Para participar dessas saídas, é preciso se inscrever pelo email institutoipac@hotmail.com. O investimento é de R$ 100. A programação completa do evento pode ser vista na internet. As demais atividades, fora as saídas para a observação das aves, são gratuitas.

 

fonte:  http://g1.globo.com

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.